Atuação Fonoaudiológica com recém nascidos de risco

 
Foto: Divulgação
         Os recém nascidos considerados de risco são os prematuros, ou aqueles que têm algum problema neurológico, cardíaco, renal ou alguma malformação ao nascimento.
            A atuação do fonoaudiólogo nestes casos tem como objetivo principal oferecer meios para que o recém nascido (RN) se alimente de uma forma segura, sem nenhum risco para sua saúde. Afinal, a alimentação precisa ser fonte de energia para que o bebê se recupere, e não mais um problema.
            Na maioria dos casos, até que as condições do bebê sejam estáveis, ele se alimenta através de uma sonda, onde o alimento é levado direto para o estômago. Quando é possível, a equipe médica solicita o início da intervenção fonoaudiológica.
            O fonoaudiólogo estimula a sucção do RN inicialmente sem a presença de leite, introduzindo a sucção não nutritiva. Com a fonoterapia e a boa evolução do RN, é iniciada uma alimentação sem a utilização de sonda, no seio materno, se possível, ou com mamadeira. O importante é que o meio escolhido seja eficiente e seguro para uma alimentação completa.

            Em muitos casos é necessário acompanhamento fonoaudiológico após a alta hospitalar para que ocorra uma constante evolução do bebê, com introdução de novos alimentos, com consistências variadas, sempre de forma segura.